Mãe, vou casar! E agora? #Tip3: Escolha do Fotógrafo

Não estava planeado, mas acabou por fazer sentido e, assim sendo, vou criar uma espécie de "enciclopédia para organizar um casamento": de cada vez que ultrapassar  mais mil likes no facebook, vou criando uma tip nova.

Como há já alguns dias atingi o marco dos 2.000, estou a dever-vos uma liçãozinha. 🙂

Hoje vou apresentar-vos dicas para a seleção do fotógrafo para o vosso casamento.

Há noivos que dão mais importância que outros a esta figura mas a verdade é que, no final, todos acabam por concordar no gi-gan-te valor que a escolha de um bom profissional irá trazer no dia.

#1. Definir o vosso orçamento. Com conversas com amigos que já se casaram, facilmente constatam qual a média de valores cobrados por fotógrafos, o que vos vai permitir balizar um mínimo e um máximo, para iniciar a escolha. É importante manterem-se féis aos budget que escolherem, para não terem surpresas no final.

#2. Estabelecer prioridades. Aproveitem para ir até à beira mar, relaxar e beber um chá um com o outro e aproveitem para discutir, entre vocês, o que mais valorizam na fotografia. Preferem a chamada "fotorreportagem" ou um modelo mais tradicional?! Vão querer cores ténues e românticas ou alegres e vibrantes?! Vão desejar venda de fotografias no dia?! Vão querer fotógrafos descontraídos ou mais sérios?!  Vão desejar uma sessão de noivado ou uma sessão trash the dress ou nenhuma delas?!

#3. Aconselhem-se com profissionais. A internet é uma ferramenta bastante poderosa e poderão chegar até vários profissionais através dela. No entanto, como sempre digo, nunca sabem quem está do outro lado a responder, nem se essa opinião é sincera e transparente, ou se até não será o próprio profissional a referenciar-se a si mesmo, dizendo ser uma noiva. Procurem um/a Wedding Planner para que tenham acessoequipas de confiança mediante o vosso orçamento. Lembrem-se que ao escolherem um serviço de Wedding Planner terão a garantia de que os fornecedores aconselhados são sérios pois aquele profissional está a dar a cara, a imagem e o nome por eles.

#4. Reúnam com 3 equipas. Três é o número da perfeição para vários artistas e, por essa razão, creio que será o número ideal a indicar. Perguntem-lhes tudo o que se lembrarem e, muito importante, peçam para vos mostrar um casamento inteiro: desde a casa do noivo até ao apagar das luzes. Só assim, terão um conhecimento mais próximo do trabalho real de cada profissional. A grande maioria dos profissionais apresenta preços sem IVA, por isso, estejam atentos.

#5. Prefiram equipas de 2 fotógrafos. Prefiram profissionais que trabalhem a "pares". Esta escolha vai permitir registar os mesmos momentos de 2 perspetivas diferentes e acreditem que existe um vasto leque de excelentes profissionais (para todos os bolsos!) que  trabalham assim! Mesmo com um orçamento mais apertado, é possível contratar uma boa equipa com uma boa relação custo/benefício.

#6. Contratem fornecedores que vos transmitam confiança. Por fim, novamente relembro que, independentemente do que disse, é importantíssimo lembrar que, para além da confiança e seriedade que vão querer da equipa que contratarem, terão também de sentir empatia e à vontade. Seja qual for o fotógrafo escolhido, ele irá registar momentos que se pretendem memoráveis e eternos. Façam uma escolha sensata, pois é dos profissionais mais importantes que irão contratar para o vosso casamento: vejam-no como um "miminho" de recordação que darão a vocês mesmos e que levarão convosco até serem velhinhos. 🙂

sparkler exit x

sparkler exit bachelor

sparklers

flowers in canoe

2exit

sparkler exit 123

sparkler exit1

confetti exit

Fotografias de: Bethany Jeffery PhotographyStone Crandall PhotographyFound Creative StudioMarissa MaharajPaco & BettyMint Photography Tyler BranchMarion Heurteboust.

No Comments Yet.

Leave a comment