MÃE, VOU CASAR! E AGORA? #TIP5: orçamento Limitado

Através das redes sociais e das próprias notícias todos nós já ouvimos que os casamentos (tal como tudo neste país!) estão em crise! Talvez porque é um passo pouco acessível aos bolsos de muitos portugueses, mas creio que a razão essencial deve-se ao facto de este acontecimento ser de "modas".

Por isso, e para ajudar os noivos que têm como sonho casar, mas que não têm o orçamento de sonho que queriam, deixo aqui umas dicas bastante úteis que, sendo consideradas, irão reduzir drasticamente o budget que estavam a pensar gastar.

#1. Reduzir n.º de convidados. Não vale a pena perder tempo e energia a querem um casamento de 150 pessoas com um orçamento que mal chega para 50. Sejam práticos. Qual é o vosso grande motivo para casar?! Estarem juntos?! Então, vocês os 2 são os principais convidados! Partindo deste pressuposto elaborem a lista de convidados por prioridades até chegarem àquele convidado em que pensam "Oh! Se não o convidar vai ficar aborrecido!". A partir daí... é só cortar!

#2. Data em época baixa. Imensos noivos desconhecem que ao escolherem um dia para casar que se situe entre os meses de outubro a março, poderão usufruir de grandes oportunidades, que não poderiam se optassem pela época alta. Além de descontos consideráveis, se optarem por um dia da semana ou um domingo (mesmo em época alta!) as opções serão ainda maiores! Admirem-se! 🙂

#3. Quantificar n.º de fornecedores a contratar. O que é que vocês sonham para o vosso grande dia?! O que é que não pode faltar?! É muito importante que conversem sobre o que um e o outro quer e estabelecer um máximo de 5 fornecedores a contratar, para se poderem guiar (ex: boa comida, boa diversão, fotógrafo, coro para a igreja e vestido de noiva).

#4. Reduzir a comida. Já repararam na quantidade de comida que sobra após um casamento?! Pois... Comecem a racionalizar o que irão servir aos convidados. Depois de tantos aperitivos, fará sentido ter uma entrada, um prato de peixe e um prato de carne, seguido de sobremesas, queijos, etc.?! Uma sugestão que dou aos meus noivos é de optarem por apenas um prato de carne, após uma entrada de camarão por exemplo. Assim conseguem ter o melhor de dois mundos! E, acreditem, ninguém passará fome!

#5. Amigos dotados. Peçam ajuda a amigos e familiares para vos ajudarem na organização do vosso casamento. Certamente que, cada um deles, tem um jeito especial para uma tarefa que o outro não tem. Desta forma poderão conviver mais durante o noivado e receber sugestões das pessoas que vos são mais próximas.

#6. Considerem contratar um@ Wedding Planner. Ao contratarem um@ WP terão acesso a descontos em diversos fornecedores e, para além disso, terão ao vosso lado alguém sempre atent@ a todas as despesas, que sabe o que é essencial e o que poderá ser deixado de parte. Est@ profissional não se deixará levar pelas emoções e respeitará o vosso orçamento.

#7, Controlar todos os gastos. É imprescindível que anotem tudo (não se esqueçam do IVA!) e, se precisarem de ajuda, têm a ferramenta “Google for Weddings” bastante útil na organização do vosso casamento e no controlo das despesas.

João Almeida Fotografia

Nelson Marques e Andreia Torres

Spatium Fotografia

Joaquim Fial Fotografia

Point and Shoot

Yellow Photography

Reticências Produções

No Comments Yet.

Leave a comment