Porquê contratar uma equipa de coordenação especializada para o seu casamento?

Ao fim de alguns meses sem atualizar o nosso blog, e enquanto vou acrescentando alguns casamentos do passado ano, resolvi falar-vos da importância de contratarem uma equipa de Coordenação para o vosso casamento, sejamos nós, ou outra equipa qualquer, desde que com formação na área.

Sabemos que nem todos os casais optam pela contratação de um serviço de Wedding Planning pois querem ser os únicos responsáveis pela contratação e planeamento no casamento. No entanto, duvido que algum casal queira estar preocupado e stressado no dia de casamento, a controlar timings, chegada dos fornecedores, montagens, surpresas de última hora, etc.

Esta é a razão n.º 1: Só assim, poderão estar 100% confiantes e despreocupados no vosso casamento.

A equipa será a responsável por garantir que tudo o que foi estudado previamente com clientes e fornecedores será cumprido. Além de retirar este peso das costas dos noivos, permite que seja o único ponto de contacto, o que evita que o noivo tenha de ter sempre "carga" no telemóvel para receber as várias chamadas previstas para o grande dia.

Este trabalho apenas pode ser feito por uma equipa de Coordenação para Casamento e, muito diferente do que, infelizmente se alimenta nesta área, os espaços para eventos não são Equipas de Coordenação de Casamento.

Para coordenar um casamento não basta saber de timings e cumprir horários. Há que saber de etiqueta, protocolo e de resolução de conflitos que possam surgir.

É verdade que, de há uns tempos para cá, muitos espaços consideram que têm este serviço e até o denominam (mal!) de wedding planning, no entanto, arrisco-me a dizer que nenhum o tem na verdadeira aceção da palavra.

São equipas úteis, obviamente, mas para o bom funcionamento exclusivo do espaço e não para o perfeito desenrolar do dia.

Na maioria dos casos, o seu serviço inicia-se à chegada do espaço (e não quando se inicia o evento, i.e., quando a noiva acorda!) e, apesar de começarmos a ver alguns espaços a "ofertar" o serviço na igreja, mais não é do que publicidade para o espaço, esquecendo-se de cumprir as regras de protocolo na entrada da igreja, controlo de lugares reservados e todo aquele trabalho que uma cerimónia exige e que mais ninguém se lembra a não serem os noivos e, claro, uma equipa de coordenação como a nossa.

Só assim, poderão os casais estar 100% confiantes e descansados no seu dia.

Outra razão, e que já fui adiantando, é que, como têm (ou deveriam ter!) formação na área em etiqueta, protocolo e coordenação em casamentos, poderão auxiliar todos os intervenientes no dia do casamento, desde noivos, a convidados e fornecedores. Saberão o programa e conhecerão bem os noivos, de forma a que possam responder às questões mais curiosas durante o dia de casamento. Uma vez mais, sem importunar os noivos.

Por fim, selecionei uma última razão (confesso que para mim, existem no mínimo 10 razões para o fazer mas deixarei para que vos conte pessoalmente :): fazer sentir os seus convidados acarinhados durante todo o evento. Qual é o casamento que não terá uma lembrança ou um lenço ou pétalas para distribuir?! Creio que nenhum. Como noivos, é bastante complicado estarem a aproveitar o dia deles e conseguirem estar atentos a cerca de 100 pessoas com o mesmo carinho, distribuir material e ainda poderem namorar um pouco... Os noivos devem ter tempo para falar com os seus convidados, de forma descontraída e relaxada e ainda namorar, sem terem de estar atentos se um convidado se magoou, se outro partiu o tacão ou se outra foi embora sem lembrança.

Cada vez mais, os vossos convidados reparam neste aspeto e, felizmente, também cada vez mais, convidados de casamentos anteriores nos procuram por isso mesmo: porque não esqueceram o carinho, a atenção e a preocupação que as minhas equipas lhes demonstraram no dia e querem garantir para que no seu casamento, seja também assim.

Assim, aconselho-vos a ponderam este serviço pois, apesar de poderem, à primeira vista, o considerar supérfluo ou dispensável, garanto-vos que depois de casarem vão duvidar de o conseguirem ter feito sem a ajuda da vossa equipa de coordenação.

Qualquer dúvida ou questão, já sabem, estejam à vontade para me questionar através do meu e-mail ou do nosso facebook.

 

No Comments Yet.

Leave a comment