Como casar catolicamente em Portugal.

Se estás a organizar um casamento à distância e pretendes casar, catolicamente, em Portugal, há vários passos que deves ter em atenção para que tudo corra da melhor maneira.

Em primeiro lugar, assim que tiveres definida a Igreja e a hora, o importante é dirigires-te à Paróquia onde resides, e disso informar. 

Cada Igreja tem os seus horários e regras que deves tentar saber, logo que agendaste o dia para o vosso casamento. 

Algumas Igrejas exigem a frequência de um Curso Pré-matrimonial, para além da entrevista geral e, por esse motivo, quanto maior for a antecedência, mais as certezas de conseguires organizar tudo com tempo.

O Padre da Igreja vai-vos pedir os Certificados de Batismos – de ambos, se ambos forem batizados, ou de apenas de um, se não for o caso -, e, também dependendo da Igreja e do país em questão, terão de ser vocês a fazer chegar esses documentos ou, a própria Igreja, internamente, pode solicitar esses documentos à Paróquias devidas – mesmo que, de países diferentes. 

O passo mais simples está tomado!

A Igreja, da Paróquia onde resides, vai informar-te do que deves fazer de seguida (curso e entrevista, certamente) e, o que se passa, posteriormente, já será da responsabilidade da Mesma, pelo menos, até chegar a Portugal.

Quando esta parte estiver concluída, o processo é remetido para a Paróquia e, depois, para a Diocese respetiva, no país em que habitas e, só após esse procedimento, é remetido para a Diocese da Paróquia a que pertence a Igreja onde vais casar em Portugal.

À medida que passa por todas essas entidades, é devido o pagamento de emolumentos, que deves acautelar, mas que, te será informado pelo Padre que te deu as indicações iniciais. 

Quando chega à Diocese em Portugal, de forma a prosseguir caminho, é necessário ainda: o certificado de casamento ou o pedido de casamento civil (para mais informações sobre o casamento civil consulte aqui).

Este é um aspeto muito importante e que não pode falhar! Só poderás casar catolicamente se:

  • Não tiveres contraído o matrimónio, catolicamente, anteriormente com outra pessoa;
  • Se já estás casada pelo civil com a pessoa com quem queres casar, catolicamente ou
  • Se vais também casar com essa pessoa pelo civil.

Quando esse passo estiver acautelado, o processo segue para a Paróquia onde pertence a Igreja ou a Capela onde vais casar.

Só sairá da Paróquia quando as cópias dos documentos de identificação, a morada e o estado civil das testemunhas (2), e o documento de identificação do Sr. Padre que irá celebrar estiverem na posse da mesma. 

No final, pagamentos feitos, missal e cânticos aprovados, e está tudo pronto para que cases, catolicamente, em Portugal!

Este artigo foi útil ou ajudou a enrolar ainda mais o nó que já tinhas na tua cabeça?!

Ups…

Contacta-nos, sabemos tudo tintim por tintim e podemos ajudar-te!.

 

Want to know more? Download our guides!

Coordination
Venues
Catholic and Civil Process
Destination Wedding in Porto